Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Nossas Notícias

Prefeito Omar Najar entrega novos decantadores

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019 - 09h12


Facebook

Foto

O prefeito de Americana, Omar Najar, entregou na tarde desta quarta-feira (10) o novo sistema de abastecimento de água nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) 1 e 2. Os quatro decantadores passaram por reformas e atualização técnica desde janeiro deste ano, totalizando investimentos de R$ 2,8 milhões e a garantia de abastecimento de qualidade à população por décadas.

O evento contou com a presença dos vereadores Marco Antonio Alves Jorge, representando a Câmara, Geraldo Fanalli, Odir Demarchi, Thiago Martins, Gualter Amado, Maria Giovana e Otto Kinsui. Também estiveram presentes os secretários de Habitação, Charley Perder Cornachione, de Governo, Junior Barros, secretário adjunto de Transportes e Sistema Viário, Eraldo Camargo.

Entre as autoridades convidadas estavam o presidente do Comdema, João Braidotti, o presidente da Acia, Wagner Armbruster, o representante do Sinditec, Moacir Jorge, o Subtenente Vernillo e o Sargento Trajano, do Tiro de Guerra.

"Fico feliz em poder atender à população de Americana. Fico orgulhoso pelo trabalho da equipe do DAE e pelo sacrifício de toda a equipe, pois com isso Americana vai receber água de melhor qualidade. Meu pai entregou dois decantadores em 1971 e agora a gente continua esse trabalho. É muita responsabilidade pois água é a saúde da população", disse o prefeito Omar Najar.

O diretor geral do Departamento de Água e Esgoto, Carlos Cesar Gimenez Zappia, ressaltou a importância da reforma da estrutura do sistema de decantação e abastecimento, que não recebia melhorias há quatro décadas. "Com o novo sistema de abastecimento, haverá melhoria no processo de clarificação do tratamento de água, aumento da capacidade e na distribuição de água, passando dos atuais 900 litros de água tratada por segundo para 1050 litros por segundo, além de gerar economia no processo de tratamento, uma vez que o novo equipamento não exige o número de limpezas de área que o filtro necessitava. De três limpezas por dia, teremos agora apenas uma, representando uma diminuição de 4,5 milhões de litros de água para 1,5 milhões de litros gastos diariamente", explicou Zappia.

O responsável pela ETA, Roberval Lima, falou da satisfação em poder participar de perto de todo o processo de recuperação e atualização do sistema. "Tivemos a felicidade de contar com o prefeito Omar Najar, que esteve aqui no início da gestão e ficou inconformado de ver a situação tão crítica que se encontrava. Ele se empenhou e hoje entrega esta obra tão eficiente. Em 1971, o pai do prefeito, senhor Abdo Najar, entregou dois decantadores e agora seu filho dá continuidade ao trabalho."

O diretor geral da Ares-PCJ, Dalto Favero Brochi, destacou o trabalho que o DAE vem realizando. "O DAE não tem medido forças para melhorar o sistema de abastecimento e saneamento na cidade. Parabéns ao prefeito Omar Najar e a todos os funcionários e à diretoria do DAE."

"Em nome da Câmara, cumprimento o prefeito Omar Najar pela determinação, trabalho e pela confiança que depositou nos servidores do DAE, como o Zappia e toda a equipe. Cumprimento a todos pelo empenho, pelo respeito pela coisa pública, e o resultado está aí", disse Kim, que representou a Câmara.

Distribuição
Atualmente, são distribuídos 80 milhões de litros de água por dia, aproximadamente. Com a reforma dos decantadores, imediatamente a ETA irá gerar mais 2 milhões de litros de água por dia, podendo, se necessário, chegar a distribuir até 90 milhões por dia.

Os decantadores fazem parte do processo de tratamento da água, que chega da captação e passa pela calha Parshall, recebendo parte dos produtos químicos, segue para os floculadores e decantadores para a decantação das impurezas, passando pelos filtros e distribuição.

Outras notícias

19/07/2019 - Educação retoma processo seletivo para professores temporários substitutos
19/07/2019 - Comissão Eleitoral publica nomes dos candidatos aptos à eleição para o Conselho Tutelar
19/07/2019 - DAE informa furto de fiação em poço da Cordenonsi
19/07/2019 - Com nova estrutura e reserva, DAE passa por primeiro teste
18/07/2019 - Orquestra Sinfônica apresenta o concerto "Paisagens brasileiras"

Mais Notícias...


Voltar

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.