Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Nossas Notícias

Programa Mamãe Nenê realiza oficina de sling na ESF Praia Azul

Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019 - 16h13


Facebook

Foto

A equipe do Programa Mamãe Nenê realizou na quarta-feira (14), na ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Praia Azul, uma oficina de sling (pedaço de tecido que serve para amoldar o bebê numa posição confortável e anatômica junto ao corpo da mãe) com mães e gestantes, usuárias da Unidade. O evento foi em comemoração ao "Agosto Dourado", campanha que utilizada a cor dourada para simbolizar que o leite materno é um alimento de padrão ouro.

Durante a confecção do sling a equipe do programa apresentou às usuárias os benefícios que este artefato produz, tanto para o bebê quanto para a mãe e cuidadores. O uso ajuda a estreitar o vínculo entre mãe, pai e bebê; permite que o bebê fique na posição vertical após as mamadas; proporciona maior liberdade para pais e mães que podem ficar com as mãos livres, enquanto dão colo para o pequeno; faz com que o peso do bebê seja distribuído corretamente pelo corpo do carregador, o que evita coluna torta e braço dolorido. Com a proximidade, é possível perceber e solucionar qualquer problema que o pequeno possa ter no dia a dia.

Além disso, o calor do corpo e a posição que o bebê fica aliviam cólicas e refluxos, além de ajudá-lo no desenvolvimento físico, pois conforme a pessoa que carrega a criança se locomove, o bebê aprende a fazer movimentos de resistência e a responder com o próprio corpo, exercitando os músculos e a coordenação.

Liberado desde o primeiro mês de vida dos bebês, e até que os pais e a criança se sintam confortáveis para usar, o sling alia acolhimento e liberdade. O nome deriva do inglês, que em livre tradução quer dizer tipóia. Os povos nômades utilizavam materiais naturais, como pele de animais, para a confecção de sling de um ombro só.
Atualmente, cada lugar no mundo confecciona de acordo com a sua cultura e suas necessidades.

De acordo com a equipe do programa Mamãe Nenê, quando o bebê está junto ao corpo da mãe, é possível que os primeiros sinais de fome e desconforto sejam percebidos. Suas necessidades conseguem ser prontamente atendidas, muitas vezes antecedendo ao choro, fator estressante tanto para o bebê quanto para a mãe ou cuidador.

Dessa forma, o bebê carregado no pano se sente mais seguro e tanto a amamentação quanto outros cuidados básicos podem ser realizados com mais tranquilidade, o que é extremamente benéfico para todos os envolvidos.

Outras notícias

13/09/2019 - Rua do Chumbo, no Jardim Mollon, passará a ter mão única de direção
13/09/2019 - Ameriprev realiza eleição para novos conselheiros
13/09/2019 - Prefeitura divulga interdições de vias públicas
13/09/2019 - Prefeitura de Americana lança Projeto Ecoponto nas escolas
13/09/2019 - Biblioteca Municipal recebe lançamento do livro Um sorriso de papel

Mais Notícias...


Voltar

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.