Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Nossas Notícias

Núcleo de Educação Ambiental realiza atividades e cursos para alunos e professores

Terça-Feira, 27 de Agosto de 2019 - 13h55


Facebook

O Parque Ecológico de Americana mantém em suas dependências o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que tem como principal atribuição a realização de trabalhos de educação ambiental para vários segmentos com o propósito de mostrar que todos os cidadãos têm responsabilidade sobre a preservação das espécies animais e vegetais. Os programas são destinados a estudantes, professores e público em geral.

Além de cursos, são promovidas visitas monitoradas na área do Parque, com explanações sobre as espécies animais, principalmente as que correm risco de extinção, bem como seus hábitos alimentares e as regiões onde são encontradas, oferecendo uma experiência rica e variada de aprendizagem. Essa é a grande finalidade do zoológico nos dias atuais: utilizar a manutenção dos animais em cativeiro para a realização do trabalho de educação ambiental, como também promover processos que resultem na reprodução das espécies em cativeiro.

Ao longo da história, os seres humanos têm mantido um amplo contato com a natureza e se utilizando dos recursos naturais para sobreviver. A espécie humana tem mostrado seu poder sobre a natureza e a resposta vem em forma de consequências que se manifestam de inúmeras formas: falta d água, poluição, extinção das espécies da fauna e da flora, entre outros. Diante dessa situação, a educação ambiental, na qual se promove a identificação desses problemas, uma mudança de consciência, bem como o conhecimento da necessidade da conservação e uso racional dos recursos naturais, tem sido fundamental para a garantia da sobrevivência das espécies.

O Núcleo de Educação Ambiental promove cursos para professores e estudantes universitários com o objetivo de capacitá-los para o trabalho educacional em áreas naturais ou escolas. São realizada, ainda, atividades com crianças e adolescentes, com cursos promovidos durante as férias escolares, que envolvem temas como apresentação do parque, classificação de animais, alimentação dos animais, tráfico ilegal de animais, aves, mamíferos, animais nativos, exóticos, terrestres e aquáticos, animais noturnos, o trabalho do biólogo no zoológico e educação ambiental nos zoológicos.

As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone 3461-7503. O número máximo de alunos por grupo é de 40 crianças. Normalmente são agendados dois grupos por dia, um de manhã e outro à tarde, de 3ª a 6ª feira. O trabalho completo dura 2 horas e inicia-se com o recebimento do grupo no Auditório do NEA, com uma apresentação multimídia e esclarecimento de dúvidas. Após as apresentações, uma visita é realizada pelo parque ecológico.

Outras notícias

14/11/2019 - Tênis de quadra de Americana vence por dois sets nos Jogos Abertos do Interior
14/11/2019 - Novo Pronto-Socorro do Hospital Municipal já recebeu quase R$ 300 mil em móveis e equipamentos
14/11/2019 - Dia Mundial do Diabetes é marcado com palestra para servidores do Paço Municipal
14/11/2019 - Comdema alerta vandalismo na orla da Praia Azul e solicita fiscalização
14/11/2019 - PAT Americana oferece 53 vagas de emprego

Mais Notícias...


Voltar

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.