Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Nossas Notícias

Represa do Salto Grande: Prefeito Omar acompanha início de nova fase da retirada dos aguapés

Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2019 - 17h13


Facebook

Foto

Nesta segunda-feira (2), o prefeito de Americana, Omar Najar, esteve na orla da Represa do Salto Grande, na Praia dos Namorados, para acompanhar o início de uma nova fase na retirada das macrófitas (aguapés), feita pela CPFL. Atualmente, a empresa faz 170 viagens de caminhão por dia com as plantas removidas e o objetivo dessa terceira frente é priorizar a orla da represa e os espaços utilizados pela população.

O secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, falou mais sobre as ações feitas e a participação de terceiros nos projetos voltados à represa. "É importante salientar que essa operação é muito edificante, vai mudar bastante a situação das praias Azul e dos Namorados e é uma solicitação do prefeito, desde o início do seu mandato. Temos que ressaltar também a necessidade da elevação de qualidade de tratamento de esgoto das cidades que estão a montante, já que das 18 acima de Americana, 11 ainda despejam o esgoto da nossa represa. Estamos batalhando com Assembleia Legislativa, o Governo Federal e Estadual e órgãos fiscalizadores para resolver o quanto antes este problema", disse.

Após serem retirados, os aguapés passam pelo processo de desidratação e podem ser utilizados como adubo, conforme especificações técnicas e laudos apresentados.
"Estamos fazendo as atividades desde outubro de 2018 e, desde então, já foram retiradas 210 piscinas semi-olímpicas de macrófitas. Essa é a terceira frente de remoção e deve ser concluída em 30 dias", disse engenheiro de meio ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert.

O prefeito Omar acompanhou as atividades e enalteceu os trabalhos feitos pela CPFL. "Viemos verificar e espero que isso alivie essa situação que víamos nas praias. Agradeço a parceria com a CPFL e é trabalho demorado, que requer paciência. Mas os representantes de outras cidades devem participar, pedimos que o Ministério Público resolva esse problema com as cidades. Americana não pode continuar sendo penalizada", afirmou.

O secretário de Meio Ambiente afirmou ainda que há chance da população frequentar a orla das praias, porém é preciso solucionar a questão da balneabilidade para utilizar as águas para banho e atividades esportivas.

Estiveram presentes na visita o especialista em relações institucionais da empresa, Sebastião Arcanjo, o empresário e ex-deputado estadual, Chico Sardelli; o vereador de Americana, Thiago Martins e representantes de grupos e órgãos ambientais de Americana.

Outras notícias

13/09/2019 - Rua do Chumbo, no Jardim Mollon, passará a ter mão única de direção
13/09/2019 - Ameriprev realiza eleição para novos conselheiros
13/09/2019 - Prefeitura divulga interdições de vias públicas
13/09/2019 - Prefeitura de Americana lança Projeto Ecoponto nas escolas
13/09/2019 - Biblioteca Municipal recebe lançamento do livro Um sorriso de papel

Mais Notícias...


Voltar

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.