Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Nossas Notícias

Meio Ambiente apresenta diagnóstico sobre hortas em Americana

Quinta-Feira, 25 de Novembro de 2021 17h59

Foto

O prefeito Chico Sardelli recebeu, nesta quarta-feira (24), o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, e a equipe da Unidade de Educação Ambiental, que apresentaram o diagnóstico detalhado sobre as hortas existentes em Americana e as políticas públicas a serem implementadas em 2022. O objetivo da pasta é promover a geração de renda entre os profissionais da área, com a promoção de um estilo de vida e alimentação saudáveis.

O levantamento considera o total de áreas ocupadas, a produção e o potencial de crescimento. "Seguindo o estabelecido pela administração do prefeito Chico Sardelli, estamos buscando a geração de emprego e renda porque o setor de hortas, em um estudo bem elaborado, demonstrou uma enorme capacidade de expansão e é em cima disso que trabalharemos em 2022", declarou o secretário.

Sardelli comemorou os resultados do diagnóstico. "Este levantamento confirma o que temos dito: Americana tem muito potencial de crescimento e desenvolvimento econômico. Com um planejamento adequado, vamos incentivar os horticultores a produzir mais e, assim, elevar o patamar das hortas em nossa cidade", disse o prefeito.

DIAGNÓSTICO
Americana possui três hortas comunitárias nos bairros Profilurb, Nossa Senhora do Carmo e Antonio Zanaga, mantidas por 68 agricultores. Também existem outras 62 hortas individuais instaladas em áreas públicas e 17 particulares. Ao todo, são 250 mil m² de área coberta por hortas. A média de produção, no entanto, é de 50%.

A legislação municipal assegura aos horticultores 100% de redução na tarifa de esgoto e 50% na de água, além de isenção de 20% ou 100% no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em terrenos utilizados para este fim.

Para 2022, o objetivo da pasta é aumentar a metragem de áreas disponíveis para as hortas no município e a produtividade do setor, gerando empregos diretos e indiretos. "Pretendemos melhorar a qualidade de vida do americanense através do trabalho e de uma alimentação de qualidade oferecida através das horas municipais", previu Oliveira.

Paço Municipal

Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 9h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook Canal Oficial Instagram Canal Oficial Youtube Canal Oficial Twitter
© 2022. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.