Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Nossas Notícias

Prefeito Chico Sardelli entrega obras de restauração da Estação Cultura

Terça-Feira, 30 de Novembro de 2021 15h19

Foto

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice-prefeito, Odir Demarchi, entregaram na manhã desta terça-feira (30) as obras de restauro da antiga estação ferroviária da cidade, que hoje abriga um centro cultural denominado Estação Cultura. O evento contou com apresentação musical, esquete de teatro e declamação de poesia.

Estiveram presentes, ainda, os secretários de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani; Esportes, Grasiele Agostinho Rezende da Silva; Fazenda, Simone Inácio de França Bruno; Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira; Negócios Jurídicos, Diego de Barros Guidolin; Educação, Vinicius Ghizini; Planejamento, Angelo Sergio Marton; do chefe de Gabinete, Franco Ravera Sardelli; e do superintendente do Departamento de Água e Esgoto, Carlos César Gimenez Zappia; a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Roseli dos Santos; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Karine Sallati; o ex-prefeito, Omar Najar; o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana (Condepham), Diego Bernardo; o representante da Rumo Malha Paulista S.A, Marcelo Rodrigues; o presidente da OAB, Rafael Garcia; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), Wagner Armbruster; o restaurador e representante da Pavicamp Construções e Comércio Eireli, engenheiro Herbert Carvent Faustino; e o senhor Benedito Manoel Nunes Filho, que foi o último chefe de estação a trabalhar no local.

O Poder Legislativo foi representado pelo presidente da Câmara, Thiago Martins; e os vereadores Silvio Dourado, Lucas Leoncine, Leco Soares, Juninho Dias e Fernando da Farmácia.

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, lembrou das dificuldades de terminar a obra. "Tivemos a pandemia que, em alguns momentos, fez com que os trabalhos precisassem ser paralisados, e encontramos dificuldade em encontrar o material adequado, já que a tinta é importada e a cal, que ficou descansando por seis anos até ser colocada aqui. E tudo isso me emociona muito", disse.

Giuliani ressaltou que o espaço restaurado terá um espaço para cursos de violão e artesanato, um museu da ferrovia, uma sala para que os artesãos cadastrados na Prefeitura possam expor e comercializar seus produtos, e a volta de projetos culturais, como maracatu e rock.

O presidente do Condepham, Diego Bernardo, afirmou que esse dia é bastante marcante. "O sonho do restauro começou com uma reunião no gabinete do então prefeito Omar Najar. Esse é um marco histórico, um divisor de águas, o primeiro de muitos outros prédios que pretendemos restaurar."

"É uma alegria participar desse momento, do restauro de um prédio tão importante para Americana. Com isso, vamos fomentar e movimentar o turismo,a cultura e a economia de nossa cidade", falou o vereador e presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins.

O vice-prefeito, Odir Demarchi, lembrou das dificuldade pelas quais a cidade de Americana passou em um período não muito distante e parabenizou o ex-prefeito Omar Najar por ter enfrentado a grande batalha que foi colocar a cidade nos eixos. "Omar mudou a cara de Americana com seriedade e honestidade. E o prefeito Chico Sardelli é um homem sério e batalhador, que zela por Americana. Parabéns ao Giuliani que, apesar das dificuldades, correu atrás e não mediu esforços para a concretização dessa restauração".

O ex-prefeito Omar Najar elogiou "o trabalho maravilhoso que foi feito e cumprimentou a todos. O Giuliani lutou muito por isso".

O prefeito Chico Sardelli saudou a todos e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani. "Parte da história de Americana passa por esse local. No passado, muitos empresários despachavam suas mercadorias por aqui. Agora, o deputado federal Vanderlei Macris está em tratativas para que essa estação seja o ponto de partida de trens de passageiros até São Paulo. Obrigado, Fernando, por tudo. Você não fugiu dos problemas e trabalhou pela cultura de Americana".

Chico fez questão de homenagear o último chefe de estação que trabalhou em Americana, o senhor Benedito Manoel Nunes Filho. "O senhor faz parte dessa história". Seu Nunes, por sua vez, disse que estava muito feliz, que devia muito à ferrovia.

A Estação Cultura vinha passando por um restauro desde dezembro de 2019. Avaliadas em R$ 800 mil, as intervenções foram administradas pela Secretaria de Cultura e Turismo e custeadas pela empresa Rumo Logística. O local passou por algumas reformas em 2005 e 2008, mas é foi primeira vez que passou por uma restauração dessa magnitude.

Paço Municipal

Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 9h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook Canal Oficial Instagram Canal Oficial Youtube Canal Oficial Twitter
© 2022. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.