Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Americana   Pontos Turísticos   Igreja São João Batista (Carioba)

Pontos Turísticos

Igreja São João Batista (Carioba)

Em 1925, os moradores do Bairro Carioba fundaram uma comunidade católica dedicada a São João Batista e construíram uma pequena capela entre as casas da colônia, junto ao Ribeirão Quilombo. O povo operário, motivado pela fé, realizava celebrações pela devoção aos santos, como a coroação da imagem da Virgem Maria e procissões em louvor ao padroeiro, João Batista.

Em 29 de junho de 1947, foi lançada a pedra fundamental na presença do Sr. Bispo Diocesano de Campinas, Dom Paulo Tarço. Em 1949, foi realizada a primeira Santa Missa na Capela, ainda inacabada, sobre o altar mor em mármore branco. Nos anos seguintes, todo o acabamento foi concluído e a capela passou a abrigar celebrações solenes.  Em 1971, uma ampliação foi feita nos fundos do prédio, com a construção de um barracão e um grande forno à lenha.

A vida na comunidade foi intensa até 1976, quando veio a crise, a Fábrica de Tecidos foi fechada e o bairro foi desocupado. Em 1994, os antigos moradores do bairro se reuniram e ressurgiu a comunidade. Entre os anos de 1996 a 1999, voltou a acontecer a festa do padroeiro e a capela passou por uma grande reforma, com a recuperação do telhado e a construção de um galpão para eventos.

A história da comunidade de São João Batista se mescla com a origem do bairro de Carioba, o mais tradicional de Americana, e também com a história da própria cidade. O desenvolvimento da vila, que remonta ao início do século passado, com a chegada da Tecelagem Carioba e seus funcionários, trouxe a necessidade da construção da primeira capela, ainda na década de 1920. Hoje, no entanto, o prédio já não existe mais. Porém, nos anos 1940, a comunidade ganhou uma nova sede e a igreja, a mesma que continua recebendo fiéis até hoje, de São João Batista foi erguida. A festa de São João Batista é especial este ano, pois celebra os 70 anos da comunidade. "O bairro de Carioba foi um dos mais importantes da cidade e essa capela foi tombada pelo patrimônio histórico municipal, então temos um cuidado especial com essa relíquia de Americana. E em 2017, comemoramos 70 anos de fé, tradição, de religiosidade…"

 

 

Localização e Vias de Acesso:

Endereço: Avenida Carioba, 2001 - Carioba

Partindo do Centro de Americana, siga na direção norte da rua Dr. Vieira Bueno e pegue a rua Dr. Cândido Cruz e depois de 750m chegue na Av. 09 de julho. Vire à direita na Av. 09 de julho e depois de 198m vire à direita no Viaduto Centenário. Pegue a avenida Bandeirantes pela rampa de acesso à rua Carioba. Após curva acentuada à esquerda continue na avenida Bandeiras e após 850 metro vire à direita na rua Carioba.
Tempo: 6 minutos. Distância: 2,3km (de carro).

 

Voltar

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.