Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Americana   Observatório (OMA)

Observatório Municipal de Americana - OMA


Inaugurado em 04 de Agosto de 1985, o Observatório Municipal de Americana – OMA, órgão da Secretaria de Cultura e Turismo, foi o segundo no gênero a ser implantado no país. É um complexo pedagógico, cultural, científico e turístico como poucos no país. Está situado numa área privilegiada entre o Parque Ecológico Cid Almeida Franco e o Jardim Botânico. Possui entrada privativa pela Rua Itacolomi, n° 1113, Jardim Ipiranga.

As principais dependências do OMA são: sala para cursos e palestras com 40 lugares, hall para exposições, laboratório fotográfico, biblioteca, gabinete dos astrônomos, cúpula com 4.50m de diâmetro e um terraço para observações a céu aberto.

Na parte externa do prédio estão instalados três modelos de relógio de Sol (sendo Equatorial, Horizontal e Vertical).

As coordenadas geográficas do OMA são: Latitude: 22º44'21" S e Longitude: 47°19'51" W.

Outros 3 observatórios (todos já desativados) demonstram ainda o interesse da cidade de Americana pelo conhecimento científico: Observatório da casa de Hermann Müller, Observatório particular de Guilherme Grassman e Observatório Escolar PAZ (sendo este último o primeiro de todo o Brasil a ser instalado numa escola).

Após incêndio o OMA ficou interditado e, foi reaberto em 23 de julho de 2016, completamente reformado pela iniciativa privada, a empresa Santo André Empreendimentos. O Observatório passou por importantes mudanças, como a construção de um novo deck de observações, novo telescópio, novas salas de aula e multimídia, a Rosa dos Ventos, além das adequações para atender às normas de acessibilidade.


Instrumental

A principal atração do OMA é o Telescópio Refletor Schmidt- Cassegrain CGX-L 1400 f/d 11 (3910 mm), doado pela empresa Santo André Construtora e Incorporadora LTDA. O telescópio refletor de 355 milímetros de diâmetro com montagem computadorizada é um dos mais modernos da região, hoje seu limite de observação, haja vista um boa condição climática, é também, os planetas mais distantes, as estrelas, as nebulosas, as galáxias e os satélites.


Equipe

O responsável pelas atividades do OMA é o astrônomo Carlos H. A. Andrade. Um grupo de monitores contribui às sextas-feiras no atendimento ao público. A recepção é feita por uma funcionária da prefeitura.

Serviço:

Endereço: Rua Itacolomi, 1.113 - Jd. Ipiranga
Telefone: (19) 3407-2985
E-mail: sectur@americana.sp.gov.br
Horário de funcionamento:
   •   Visitas públicas: Sextas feiras, das 19h00 às 22h00, desde que ocorram boas condições atmosféricas.

       Maiores informações na Secretaria de Cultura e Turismo, ou através do telefone (19) 3408-4800.


Importante - É proibido o acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula e ao pavimento superior do Observatório.

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2017. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.