Prefeitura de Americana - Página Inicial

Início   Americana   Pontos Turísticos   Fábricas de Carioba

Pontos Turísticos

Fábricas de Carioba

A Fábrica de Tecidos Carioba foi uma das primeiras tecelagens paulistas, fundada em 1875 pelo engenheiro William Pultney Ralston, associado aos irmãos fazendeiros Antonio e Augusto de Souza Queiroz.

Em 1884, a tecelagem é adquirida pelos irmãos ingleses Clement e George Willmot, que a ampliaram, fazendo algumas melhorias, e iniciaram a construção da Vila Operária. Também foram eles que em 1889 a batizaram como Fábrica de Tecidos Carioba, palavra que em tupi significa "pano branco".

Um acordo com a Prefeitura de Americana permitiu conservar o patrimônio arquitetônico da fábrica, que foi dividida em 30 galpões, dos quais, atualmente, quase todos são usados como locação de pequenas tecelagens. A casa sede da Fazenda Salto Grande foi transformada no Museu Histórico e Pedagógico "Dr. João da Silva Carrão". O Casarão Muller abriga atualmente a Casa de Cultura “Hermann Müller”.

 

       

 

Localização e Vias de Acesso:

Endereço: Avenida Carioba, 2001 - Carioba

Partindo do Centro de Americana, siga na direção norte da Rua Dr. Vieira Bueno e pegue a Rua Dr. Cândido Cruz e depois de 750m chegue na Avenida 09 de julho. Vire à direita na Avenida 09 de julho e depois de 198m vire à direita no Viaduto Centenário. Pegue a Avenida Bandeirantes pela rampa de acesso à Rua Carioba. Após curva acentuada à esquerda continue na Avenida Bandeiras e após 850 metro vire à direita na rua Carioba.
Tempo: 6 minutos. Distância: 2,3km (de carro).

 


Voltar

Paço Municipal


Avenida Brasil, 85 - Centro - CEP 13.465-901
PABX + 55 (19) 3475-9000
Atendimento ao Cidadão - SAC
E-mail: sac@americana.sp.gov.br
Atendimento ao público das 09h00 às 16h00

Mídias Sociais Oficiais


Canal Oficial Facebook   Canal Oficial Twitter   Canal Oficial Youtube
© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.