Ir para conteúdo [1]        Mapa do Site [2]       + -      
 Núcleo de Educação Ambiental - NEA

Ao longo da história, os seres humanos têm mantido um amplo contato com a natureza e se utilizando dos recursos naturais para sobreviver. A espécie humana tem mostrado seu poder sobre a natureza e a resposta vem em forma de consequências que se manifestam de inúmeras formas, falta d'água, poluição, extinção das espécies da fauna e da flora, entre outros. Diante dessa situação, a educação ambiental, na qual se promove a identificação desses problemas, uma mudança de consciência, bem como o conhecimento da necessidade da conservação e uso racional dos recursos naturais, tem sido fundamental para a garantia da sobrevivência das espécies.


Para tanto, visitas orientadas às áreas naturais, como jardins zoológicos e jardins botânicos, são uma das mais valiosas atividades e que oferecem as mais ricas e variadas possibilidades de aprendizagem. Um zoológico representa uma área aberta com muitos elementos que podem ser utilizados como recurso didático. Pode-se observar, descobrir, estimular, conhecer, educar. Isso representa uma base sólida para o desenvolvimento de pessoas preocupadas com o meio ambiente, que ajudem a garantir a sobrevivência das espécies, inclusive a nossa.


Atualmente, a grande finalidade do zoológico é utilizar a possibilidade de manutenção dos animais em cativeiro para a realização desses trabalhos de educação ambiental, tentando mostrar que nós temos a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais. Desde a sua fundação, o Parque Ecológico de Americana oferece vários programas de educação ambiental, direcionados aos estudantes, professores e público em geral. Procure maiores informações no NEA – Núcleo de Educação Ambiental e aproveite essa oportunidade. Nosso contato é (19) 3461-7503.

Cursos de capacitação para professores

Cursos de oito horas, dependendo da disponibilidade do grupo, a ser oferecido aos professores ou estudantes universitários, com o objetivo de capacitar profissionais para o trabalho educacional em áreas naturais ou na escola.

Cursos de férias "Natureco", "Pró-Verde" e "Feras de Férias"

Cursos realizados nas férias de janeiro e julho para grupos de crianças de 07 a 12 anos que, durante uma semana, conhecem muitas curiosidades sobre os animais e plantas, através de atividades educativas dento do parque ecológico.

Visitas Monitoradas

As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (19) 3461-7503, diretamente com o pessoal do NEA. O número máximo de alunos para o atendimento é de 40 crianças. Há necessidade de falar diretamente com o professor da turma, pois haverá necessidade de definição do tema a ser trabalhado. Este serviço é gratuito. Normalmente são agendados dois grupos por dia, um de manhã e outro à tarde, de 3ª a 6ª feira. O trabalho completo dura 2 horas e inicia-se com o recebimento do grupo no Auditório do NEA, com uma apresentação multimídia e esclarecimento de dúvidas. Após as apresentações, uma visita é realizada pelo parque ecológico.


Tema:
Apresentação do parque
Descrição:
Palestra que contém dados sobre o Parque Ecológico e o Núcleo de Educação Ambiental e suas principais atividades.
Tema:
Classificação de animais
Descrição:
Esta palestra contém todos os dados da instituição, animais, causas da extinção, alimentação, etc.
Tema:
Alimentação dos animais
Descrição:
Palestra que trata de toda parte da alimentação dos animais, desde sua armazenagem, preparo e transporte.
Tema:
Tráfico Ilegal de animais
Descrição:
Palestra que contêm dados sobre a extinção dos animais, suas principais causas e consequências.
Tema:
Aves
Descrição:
Palestra que contêm dados sobre aves como suas características, curiosidades e hábitos alimentares.
Tema:
Mamíferos
Descrição:
Palestra que contêm dados sobre os mamíferos como suas características, curiosidades e hábitos alimentares.
Tema:
Animais nativos, exóticos, terrestres e aquáticos
Descrição:
Palestra que contêm dados sobre animais silvestres, exóticos, que vivem na água, que voam e animais domésticos. Utilização maior de imagens para maior exemplificação.
Tema:
Animais noturnos
Descrição:
Palestra que contêm dados sobre alguns animais que possuem hábitos noturnos, principalmente o morcego, e também possui algumas curiosidades sobre esses animais.
Tema:
O trabalho do Biólogo no zoológico
Descrição:
Palestra que contêm dados sobre quais as funções do Biólogo dentro do parque ecológico.
Tema:
Educação ambiental nos zoológicos
Descrição:
Palestra sobre a educação ambiental, quais as estratégias utilizadas no trato desta temática, com o objetivo de demonstrar o zoológico como um importante instrumento de conscientização e preservação ambiental.

E-mail de contato do parque