Segundo semestre: Telefonia celular ainda lidera reclamações dos consumidores no Procon de Americana

Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017 - 13h56

Entre 1º de agosto e 16 de outubro, o Procon de Americana recebeu 66 reclamações contra as operadoras de telefonia móvel, primeiro lugar no ranking das queixas. As principais reclamações dos clientes são a cobrança indevida de serviços e a cobrança de promoções não autorizada. Em segundo lugar está a telefonia fixa.

O aposentado Antonio Luis Ribeiro, morador do Centro da cidade, foi uma das pessoas que precisou recorrer ao órgão municipal depois de não ter seu problema solucionado com a operadora do celular. "O valor da minha conta estava vindo a mais e, além disso, sempre acabava a internet antes do tempo. Quando fui ver, meu celular estava registrando em serviços que eu não havia me inscrito ou autorizado", disse Antonio.

De acordo com o aposentado, ele procurou a loja da operadora e foi orientado pelos funcionários a resolver o problema por telefone. "Não tive êxito, já que me passavam de um ramal para o outro. Isso é um desrespeito com o consumidor", comentou. Foi então que resolveu procurar o Procon de Americana. "Em menos de três dias meu problema estava resolvido. Eu parabenizo a equipe do Procon pelo bom atendimento e agilidade no serviço", finalizou Antonio. Além de ter o dinheiro ressarcido pela empresa, a mensalidade do mês de outubro foi cancelada.

Para evitar problemas como este, o órgão municipal orienta o consumidor a sempre prestar atenção na conta do telefone móvel ou nos créditos inseridos para, caso precisar, reclamar junto ao Procon, que fica localizado na Prefeitura de Americana.

Para registrar a reclamação, é necessário levar a fatura da conta do celular ou comprovante de recarga que deseja protestar, o número de protocolo da reclamação já feita com a empresa e documentos pessoais (RG e CPF). Depois de registrada a contestação pelo consumidor, o Procon envia notificação à empresa, que tem até 30 dias para resolver o problema com o cliente, e avisar ao órgão municipal sobre a resolução. Quando não há acordo entre empresa e consumidor, o reclamante pode recorrer ao Juizado Especial Cível da cidade.



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