Dicas para não se endividar com cartão de crédito

Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017 - 15h29

O cartão de crédito pode, muitas vezes, facilitar a vida financeira dos consumidores. Além de permitir parcelar o valor de um produto ou serviço, este meio de pagamento visa facilitar as compras e a melhorar o controle dos gastos dos clientes. Porém, é importante ressaltar que, apesar dos benefícios, o cartão de crédito pode ser o grande vilão das finanças. Por isso, vale a pena ficar atento a algumas dicas para não criar dívidas.

- Parcelas: Dividir pequenos valores em várias parcelas não é uma prática recomendada. Apesar de ser uma facilidade para os consumidores, ela pode se tornar uma bola de neve de dívidas, já que alguns estabelecimentos comerciais podem aplicar juros nas parcelas.

- Pagar contas pelo cartão de crédito pode ser uma armadilha para o consumidor sim: Este meio de pagamento para contas (de luz, telefone, água) é arriscado porque quando o banco faz publicidade para o consumidor pagar as contas no cartão indicando 40 dias para pagar, não informa que esse prazo ocorre apenas uma vez, no início dos pagamentos, e estes serviços são correntes e a cobrança é realizada mensalmente. Além disso, os bancos cobram tarifas para cada operação realizada, ou seja, a conta fica mais cara.

- Programa de milhas: Com relação ao programa de milhas ou pontos, ele se torna interessante apenas quando o acúmulo de pontos é uma consequência das operações realizadas no cartão de crédito e não o principal objetivo. Porém, se o cartão for utilizado com muita intensidade apenas para acumular os pontos, o consumidor está sendo induzido a gastar mesmo que não tenha a necessidade.

- Pagar o mínimo?: O pagamento mínimo já é o indicativo de descontrole da situação financeira. Esse processo resulta na cobrança de juros sobre juros, dando início ao que o mercado denomina de bola de neve, onde a dívida cresce aceleradamente.



Outras Notícias

19/01/2018 - Procon faz pesquisa de material escolar e aponta diferença de 287% em produto
14/12/2017 - Procon Responde: Meu aparelho elétrico queimou durante uma tempestade. O que posso fazer
11/12/2017 - Procon traz 10 dicas para as compras de fim de ano
04/12/2017 - Horário especial de Natal do comércio de Americana começa nesta quinta-feira
24/11/2017 - Cobrança de 10% em hotéis é abusiva

Mais Notícias...



© 2018. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.