Procon orienta consumidores para aluguel de imóveis em temporada

Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2019 - 17h18

Com o feriado prolongado de Carnaval chegando, o Procon de Americana, que faz parte da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, divulgou nesta terça-feira (19) orientações aos consumidores para aluguel de imóveis para evitar que caiam em golpes.

O órgão municipal ressalta que antes de alugar um imóvel é importante verificar se os corretores ou as imobiliárias possuem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Além disso, o coordenador do Procon, José Francisco Montezelo, alerta para que os consumidores pesquisem sobre o local e as condições da oferta.

"É importante que os consumidores desconfiem de preço muito abaixo do mercado para a locação dos imóveis e se possível, visitar o local antes de fechar qualquer negócio, mas não sendo possível, solicitar fotos da casa ou apartamento", explicou o coordenador.

Outra dica fundamental é assinar um contrato com a data de entrada e saída do imóvel, mesmo que por um período curto, o valor a ser pago pelo consumidor, forma de pagamento, multas, números de pessoas que irão se hospedar e a descrição dos utensílios, eletrodomésticos e eletrônicos que ficarão à disposição do locatário.

Alguns proprietários solicitam ao consumidor um cheque-caução para servir de garantia de bens como mobílias, eletrodomésticos e eletrônicos. Neste caso, o órgão municipal explica que o locatário deve fazer uma inspeção para verificar se tudo está de acordo com o contrato e o mesmo deve ser feito na saída e se tudo estiver em ordem, o cheque deverá ser devolvido na saída.

Para mais informações, o Procon de Americana fica localizado no Paço Municipal, na Avenida Brasil, 85, Centro, das 9h às 16 horas.