Procon de Americana orienta consumidores para compra de ovos de Páscoa

Segunda-Feira, 25 de Março de 2019 - 15h55

Foto

Com pouco menos de um mês para a Páscoa, o Procon de Americana divulgou nesta segunda-feira (25) dicas para os consumidores no momento da compra de ovos de chocolate em supermercados e lojas.

A primeira orientação ao consumidor feita pelo órgão municipal é pesquisar preços, qualidade e ficar atento nas opções para avaliar o que está dentro do orçamento e, assim, evitar dívidas.

"É muito comum nesta época os supermercados divulgarem folhetos com os valores de ovos de páscoa. Neste caso, o consumidor pode comparar os preços entre os comércios e escolher a oferta mais vantajosa, sempre lembrando de suspeitar de marcas novas e com preço muito abaixo do mercado", comentou o coordenador do Procon, José Francisco Montezelo.

As condições gerais do produto, onde está armazenado ou exposto, também são dicas para os consumidores ficarem atentos. O coordenador do órgão municipal diz que é importante que estes alimentos não estejam armazenados em locais quentes, que provoca o derretimento dos ovos de chocolate e em locais com temperaturas muito baixas, que faz o chocolate endurecer e apresentar uma coloração esbranquiçada, além de ficar longe dos itens de limpeza.

Outra orientação aos consumidores é que devem ficar atentos às embalagens dos ovos de Páscoa. Elas devem conter informação clara, com especificações corretas sobre quantidade, composição, característica, qualidade, bem como os possíveis riscos que o produto apresenta.

Para o coordenador do Procon, o prazo de validade também deve estar especificado na embalagem do produto. "É importante que o consumidor fique atento a data e evite comprar muitos ovos, já que o consumo não é rápido e o chocolate pode passar do prazo estipulado".

Os preços dos ovos de Páscoa têm que ser mostrados de forma clara e precisa, podendo ser mostrado individualmente ou em tabelas ao lado dos produtos. O Procon lembra também que a numeração que os ovos de Páscoa possuem não servem apenas como referência, ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, já que cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

OVOS DE PÁSCOA COM BRINQUEDOS
Muito desejados pelas crianças, os ovos de Páscoa com brinquedos também merecem a atenção do consumidor. Por isso, o Procon de Americana orienta ao consumidor a ficar atento à embalagem desses produtos, já que devem ter estampada a frase: "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Além dessa informação, também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informa que não existe restrição. O brinquedo deve sempre ter o selo do Inmetro na embalagem.

"Com essas dicas sobre os brinquedos nos ovos de Páscoa, é possível evitar problemas e riscos à saúde das crianças com as miniaturas. Também é importante nunca esquecer de guardar o cupom fiscal, porque caso o brinquedo venha com o defeito é possível pedir a troca", finalizou Montezelo.

Caso algum consumidor se sinta lesionado ou tenha presenciado alguma irregularidade, pode entrar em contato com o Procon de Americana que fica localizado na Avenida Brasil, 85, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.



Outras Notícias

07/08/2019 - Procon móvel orienta consumidores na Praça Comendador Müller nesta quarta-feira
01/08/2019 - Procon móvel estará na Praça Comendador Müller na quarta-feira
31/07/2019 - Procon disponibiliza ferramenta para bloqueio de ligações de telemarketing
07/06/2019 - Procon de Americana orienta consumidores para presentes do Dia dos Namorados
06/05/2019 - Dia das Mães: Procon de Americana orienta consumidores para compra de presentes

Mais Notícias...



© 2019. Prefeitura de Americana - Secretaria de Administração - Todos os Direitos Reservados.