Carregando...

Palestra apresenta cidade italiana referência em educação infantil

Publicada em 22 de Maio de 2023 às 16h13
Palestra apresenta cidade italiana referência em educação infantil

Palestra apresenta cidade italiana referência em educação infantil

A jornada de uma cidade italiana para se reconstruir após a II Guerra Mundial e a percepção, durante o processo, de que seria necessário construir a sociedade a partir da escola e da perspectiva infantil serão abordadas na próxima quarta-feira (24), durante a palestra "O Projeto Educativo de Reggio Emilia: Uma cidade que prioriza a infância" apresentada pela doutora em Educação Roberta Rocha Borges e transmitida ao vivo, a partir das 18h, pelo canal da Prefeitura de Americana no YouTube, em https://www.youtube.com/user/AmericanaPrefeitura.

O evento é uma realização do Programa Americana pela Primeira Infância (Papi), coordenado de forma integrada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde.

Em outubro do ano passado, o prefeito Chico Sardelli assinou o decreto instituindo o Papi, que visa a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, entre 0 a 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida. Em seu discurso à época, o chefe do Executivo municipal destacou a união entre as secretarias para que a iniciativa fosse concretizada. "Tudo o que nós fazemos é preparar um conviver mais justo no futuro", discursou Sardelli.

Cidade italiana
A abordagem Reggio Emilia, como ficou conhecida, é baseada na perspectiva do papel da comunidade e dos pais na construção da educação. A proposta prevê a ampla participação da família no processo educativo e no acolhimento das diferenças para a construção de um ensino acolhedor para todos.

Roberta Rocha Borges é pós-doutora e doutora em Educação, na área de Desenvolvimento Humano e Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Realizou parte do seu doutorado na Universidade do Minho no Instituto da Criança em Braga - Portugal e na Université de Genève, nos Archives de Piaget em Genebra - Suíça, com estágios como parte das atividades do seu doutorado nas creches e pré-escolas públicas de Reggio Emilia, na Itália, e nas creches públicas de Barcelona na Espanha.

A palestrante integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), coordenando o Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil, é docente e autora do curso de extensão "Pesquisa na escola: da pergunta inicial à documentação pedagógica", do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)