Compartilhar notícia
Últimas notícias
-
Cultura de Americana divulga inscrições para Residência Pontos MIS 2025 até dia 30
Curso de Arborização Urbana reúne 75 participantes em Americana
15ª Conferência Municipal de Assistência Social será aberta nesta terça-feira
HM realiza treinamento sobre administração de IGHAR e Soro Antirrábico
Prefeitura disponibiliza vagas para o curso de Manicure e Pedicure
Acesse também
Prefeitura de Americana atinge a marca de 1 milhão de processos digitais
Publicada em 17 de Abril de 2025 às 10h43

Prefeitura de Americana atinge a marca de 1 milhão de processos digitais
A Prefeitura de Americana alcançou nesta semana a marca de 1 milhão de processos administrativos gerados de forma digital por meio da plataforma 1Doc, implantada há cinco anos dentro do programa Americana Inteligente. Somente entre janeiro e abril deste ano, foram registrados mais de 70 mil processos eletrônicos. Desde o início da digitalização, a economia estimada com a eliminação de documentos físicos chega a R$ 30 milhões.
O sistema permitiu que todos os trâmites administrativos, internos e externos, inclusive as demandas da população, deixassem de ser feitos em papel e passassem a ser totalmente digitais.
"O Americana Inteligente é um sistema integrado e padronizado que permite a tramitação de todos os processos da Prefeitura sem papel, desde um simples tapa-buraco até procedimentos mais complexos, como licenciamentos ambientais e aprovação de projetos. Ao mesmo tempo, promove a transparência, pois o cidadão consegue acompanhar em tempo real cada etapa do processo, inclusive pelo celular, em qualquer hora e lugar", destaca o gestor do projeto e diretor da Unidade de Serviços Gerais, Eduardo César Samogim Spilla.
Atualmente, são mais de 1.000 serviços disponíveis à população, com uma média mensal de 42 mil acessos à Central de Atendimento 1Doc. Entre os benefícios da plataforma estão: eliminação do papel, redução de custos diretos e indiretos, fim da necessidade de armazenamento físico, maior segurança, sustentabilidade, organização e eficiência na gestão de processos, além da centralização das demandas em um único sistema.
O índice de satisfação dos usuários da plataforma é de 98,5%. Entre os fatores para esse resultado, está o avanço em agilidade e eficiência nas respostas às demandas proporcionadas pelo sistema.
A relação de serviços disponíveis pode ser consultada em americana.1doc.com.br ou no site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br), clicando em "Atendimento Digital".
Texto: Manoela Fonseca (MTb 79.672)
O sistema permitiu que todos os trâmites administrativos, internos e externos, inclusive as demandas da população, deixassem de ser feitos em papel e passassem a ser totalmente digitais.
"O Americana Inteligente é um sistema integrado e padronizado que permite a tramitação de todos os processos da Prefeitura sem papel, desde um simples tapa-buraco até procedimentos mais complexos, como licenciamentos ambientais e aprovação de projetos. Ao mesmo tempo, promove a transparência, pois o cidadão consegue acompanhar em tempo real cada etapa do processo, inclusive pelo celular, em qualquer hora e lugar", destaca o gestor do projeto e diretor da Unidade de Serviços Gerais, Eduardo César Samogim Spilla.
Atualmente, são mais de 1.000 serviços disponíveis à população, com uma média mensal de 42 mil acessos à Central de Atendimento 1Doc. Entre os benefícios da plataforma estão: eliminação do papel, redução de custos diretos e indiretos, fim da necessidade de armazenamento físico, maior segurança, sustentabilidade, organização e eficiência na gestão de processos, além da centralização das demandas em um único sistema.
O índice de satisfação dos usuários da plataforma é de 98,5%. Entre os fatores para esse resultado, está o avanço em agilidade e eficiência nas respostas às demandas proporcionadas pelo sistema.
A relação de serviços disponíveis pode ser consultada em americana.1doc.com.br ou no site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br), clicando em "Atendimento Digital".
Texto: Manoela Fonseca (MTb 79.672)