Carregando...

Cultura de Americana divulga inscrições para Residência Pontos MIS 2025 até dia 30

Publicada em 23 de Junho de 2025 às 16h20
Cultura de Americana divulga inscrições para Residência Pontos MIS 2025 até dia 30

Cultura de Americana divulga inscrições para Residência Pontos MIS 2025 até dia 30

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga a Residência Pontos MIS 2025, uma iniciativa de capacitação e imersão criativa no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, na capital paulista. As inscrições gratuitas vão até o dia 30 de junho e devem ser feitas online, por meio do link. É preciso ser maior de 18 anos para participar.

A Residência Pontos MIS 2025 vai oferecer a artistas e profissionais do audiovisual acesso a oficinas, palestras com especialistas e atividades práticas para aprimorar suas produções, entre os dias 28 de julho a 1º de agosto. Podem concorrer cineastas, estudantes e profissionais do audiovisual de cidades do interior paulista que tenham participado das oficinas do Pontos MIS entre março de 2017 e maio de 2025 ou que residam em municípios parceiros do projeto, como é o caso de Americana.

O programa, realizado anualmente, selecionará 12 curtas-metragens com até 20 minutos de duração, produzidos entre 2017 e 2025. O MIS oferecerá os custos de transporte e hospedagem, assim como uma ajuda de custo de R$ 600,00 para as despesas.

"Esta é uma oportunidade única para produtores do audiovisual e amantes da Sétima Arte. Além da imersão na cultura do cinema, proporcionada por meio de palestras, aulas e visitas, os artistas de Americana vão produzir seus curtas e levar o nome da cidade para diversas mostras", destacou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.


PROGRAMAÇÃO


A primeira semana da residência será de aulas e palestras ministradas nas instalações do MIS por profissionais do mundo do audiovisual. Durante esse período, os selecionados também participarão de visitas a empresas e instituições relacionadas ao cinema e ao audiovisual, enriquecendo sua compreensão prática do setor.

Após a semana de imersão, os residentes retornarão às suas cidades de origem para dar vida a novos curtas-metragens. Essas criações serão exibidas no MIS, em sessões públicas e gratuitas, possibilitando que o público aprecie o resultado do talento e aprendizado dos participantes do programa.

O Pontos MIS foi criado para fomentar a produção audiovisual, formar plateias e democratizar o acesso ao cinema. Em Americana, as atividades acontecem no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no Centro de Cultura e Lazer (CCL), em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o MIS.



Texto: Beatriz Costa, com informação do Pontos MIS