Compartilhar notícia
Últimas notícias
-
Banco de Sangue de Americana recebe 40 doações em ação especial pelo Dia do Doador
Fundo Social recebe 266 armações de óculos da campanha da AESCON
Prefeitura participa de fóruns nacionais sobre gestão pública e governança em Brasília
Com apoio da Prefeitura, programa de inovação para indústria têxtil lança 2ª edição no dia 18
Fundo Social recebe doações da empresa Arfusion Pneumática para a Campanha do Agasalho
Acesse também
Americana participa de encontro de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social
Publicada em 08 de Maio de 2026 às 16h39
A Prefeitura de Americana participou do Encontro Regional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) – Sudeste, realizado nesta quinta (7) e sexta-feira (8), em Campinas. O evento reuniu gestores, trabalhadores, conselheiros e representantes de municípios da região para discutir o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o tema “O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira”, o encontro promoveu debates e troca de experiências voltados ao aprimoramento das políticas públicas de assistência social.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destacou a importância da participação dos municípios nas discussões sobre a política socioassistencial. ”O encontro do CONGEMAS é uma oportunidade muito importante para promover um espaço de formação, mobilização, avaliação e troca de experiências entre os municípios, proporcionando a construção coletiva para o aprimoramento e implementação do trabalho desenvolvido de proteção social, visando o fortalecimento da gestão no âmbito do SUAS”, disse.
A diretora da Unidade de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, ressaltou o papel do SUAS na organização da proteção social no país. “O SUAS é o sistema que ordena a Política de Assistência Social no Brasil. O Encontro do CONGEMAS proporcionou o debate entre gestores, ampliando a discussão e a conscientização sobre este importante Sistema, que consolida o direito do cidadão, organizando a proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade de forma descentralizada e participativa”, afirmou.
As propostas elaboradas durante os grupos de trabalho serão apresentadas no 26º Encontro Nacional do CONGEMAS, programado para ocorrer entre os dias 16 e 19 de junho de 2026, em Fortaleza (CE).
Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mariana Zimermann; a coordenadora de Direitos Humanos da SASDH, Cibele Ascari; a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial da SASDH, Adriana Gomes dos Santos Soares; a coordenadora da Proteção Social Especial, Kátia Elias; e a coordenadora de Gestão do SUAS, Valéria Mascaro.
Texto: Daniela Alves (MTb 23.611)
Com o tema “O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira”, o encontro promoveu debates e troca de experiências voltados ao aprimoramento das políticas públicas de assistência social.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destacou a importância da participação dos municípios nas discussões sobre a política socioassistencial. ”O encontro do CONGEMAS é uma oportunidade muito importante para promover um espaço de formação, mobilização, avaliação e troca de experiências entre os municípios, proporcionando a construção coletiva para o aprimoramento e implementação do trabalho desenvolvido de proteção social, visando o fortalecimento da gestão no âmbito do SUAS”, disse.
A diretora da Unidade de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, ressaltou o papel do SUAS na organização da proteção social no país. “O SUAS é o sistema que ordena a Política de Assistência Social no Brasil. O Encontro do CONGEMAS proporcionou o debate entre gestores, ampliando a discussão e a conscientização sobre este importante Sistema, que consolida o direito do cidadão, organizando a proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade de forma descentralizada e participativa”, afirmou.
As propostas elaboradas durante os grupos de trabalho serão apresentadas no 26º Encontro Nacional do CONGEMAS, programado para ocorrer entre os dias 16 e 19 de junho de 2026, em Fortaleza (CE).
Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mariana Zimermann; a coordenadora de Direitos Humanos da SASDH, Cibele Ascari; a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial da SASDH, Adriana Gomes dos Santos Soares; a coordenadora da Proteção Social Especial, Kátia Elias; e a coordenadora de Gestão do SUAS, Valéria Mascaro.
Texto: Daniela Alves (MTb 23.611)