Carregando...

Secretaria de Saúde

Balanço das Ações Saúde Americana

A Saúde de Americana celebrou diversas conquistas nos últimos três anos. Confira as principais ações:

Unacon (2022)

Investimento histórico para Americana, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia realiza tratamento do câncer e cirurgias oncológicas nas especialidades de mastologia, ginecologia, urologia, aparelho digestivo além de procedimentos ambulatoriais e suporte diagnóstico. O espaço conta com equipe multidisciplinar, composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.

UPA São José (2023)

A população de Americana, especialmente os moradores da região do bairro Cidade Jardim, passou a contar com mais um espaço de atendimento médico de urgência e emergência 24 horas. A UPA São José oferece os serviços da equipe multidisciplinar, constituída por médicos clínico geral, emergencista e pediatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliares de farmácia, técnicos de radiologia e equipe administrativa. Foram investidos R$ 2,2 milhões no prédio e na compra de mobiliários e equipamentos.

Ala 3 e UTI adulto do Hospital Municipal (2023)

O espaço foi totalmente revitalizado, resultando em maior conforto e um ambiente mais humanizado e acolhedor. A UTI foi ampliada, passando de oito para dez leitos (sendo um para isolamento), enquanto a Ala 3 dispõe de 18 leitos normais de internação.

Novo setor de pós-operatório do Hospital Municipal (2022)

O espaço passou por ampla reforma e conta com dois quartos com cinco leitos cada, um quarto com dois leitos e um quarto com um leito, que pode ser usado como isolamento, totalizando 13 leitos, além de um posto de enfermagem. As melhorias contemplaram substituição do piso de manta vinílica e do forro, além da instalação de novas luminárias, pintura interna das paredes e portas, e régua de gases medicinais.

Reabertura da UBS Dona Rosa (2022)

A unidade voltou a atender a população do Jardim Dona Rosa, na região do Parque Gramado, depois de receber nova pintura interna e externa, revisão das redes elétrica e hidráulica, limpeza das calhas e novos mobiliários. Também foram instalados ventiladores e aparelhos de ar-condicionado nos consultórios médicos e sala de curativo, além de nova identificação visual, tanto na área interna quanto externa do imóvel.

Reabertura da UBS Guanabara (2022)

O prédio, que estava fechado, passou a receber moradores do Jardim Guanabara e região depois de obras que contaram com nova pintura interna e externa; revisão do telhado; substituição do piso; melhorias nas redes elétrica e hidráulica; execução de acesso para pessoas com deficiência e substituição das luminárias, torneiras, portas, fechaduras, peças sanitárias e espelhos de tomadas. Também foi realizada adaptação na rede elétrica para a instalação de um compressor, para uso do consultório do dentista, nova identificação visual e uma cobertura externa em frente à fachada.

Reformas no Hospital Municipal (2024)

O pacote de reformas do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi envolveu três recepções (Internação, Pronto-Socorro Infantil e Pronto-Socorro Adulto), a pintura externa de toda a unidade e melhorias na entrada dos funcionários. Paralelamente, ainda houve a construção de dois novos espaços para os usuários do HM: o Mural da Maternidade e o Jardim Terapêutico.

Reforma da UBS Parque Gramado (2022)

A unidade de saúde ganhou obras que obras contemplaram a substituição parcial do telhado, pintura interna e externa, troca da manta vinílica por piso cerâmico em diversas áreas do prédio, instalação de alambrados e portões na entrada principal e instalação de grades de proteção nas janelas.

Reforma da UBS Jardim Ipiranga (2022)

A população da região do Jardim Ipiranga passou a contar com uma unidade renovada, em um trabalho que incluiu o reforço na fundação, conserto de trincas, revisão do telhado, substituição de algumas esquadrias, substituição de parte do piso, pintura e identificação interna e externa, além da substituição de toda a rede elétrica.

Reforma da UBS Vila Mathiensen (2022)

A série de melhorias no posto que atende moradores da região da Vila Mathiensen contou com a substituição do telhado mais antigo, de aproximadamente 165 m², por telhas metálicas; revisão do sistema de calhas; troca de portas que estavam danificadas, assim como os reservatórios de água; instalação de piso cerâmico na área de serviço; reformulação da farmácia com instalação de balcão de atendimento voltado para a Rua das Alfazemas, pintura geral, além da substituição das luminárias.

Reforma da UBS Vila Gallo (2022)

O prédio da UBS localizada na Vila Gallo ganhou impermeabilização das paredes internas, pintura, substituição de tomadas elétricas, maçanetas das portas e sifões, limpeza e manutenção geral das calhas. Também foram feitos o conserto do alambrado e portão, tratamento de trincas e fissuras, além de alguns reparos elétricos e hidráulicos.

Reforma da UBS Cariobinha (2023)

A reforma da unidade de referência para quem mora na região do Cariobinha contemplou a substituição do piso interno, instalação de novos aparelhos sanitários e luminárias, construção de uma nova cobertura na entrada principal, ampliação da fachada, substituição de parte do telhado, construção de um novo balcão na área da recepção, substituição da rede elétrica, construção de banheiro destinado a pessoas com deficiência, pavimentação da área externa em frente à entrada principal, entre outras melhorias.

Novo Caps infantil (2021)

A Prefeitura inaugurou o novo espaço de atendimento realizado por demanda espontânea e por referência da rede básica de saúde, do Conselho Tutelar, das escolas municipais e estaduais, além de associações e entidades diversas. O Caps Infantil possui uma equipe multidisciplinar, composta por um coordenador, três psicólogos, um médico psiquiatra, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um agente de saúde, um recepcionista e um profissional de apoio para a limpeza.

Reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (2023)

O CEO é uma das unidades que compõem o setor de saúde bucal do município e oferece serviços especializados em odontologia à população, por meio de encaminhamento feito pelos dentistas das unidades básicas de saúde durante os atendimentos de rotina. O imóvel foi totalmente revitalizado, com a substituição do telhado, do piso, das portas e janelas; revisão da rede elétrica e do sistema de calhas; e instalação de novo forro, novas luminárias e grades, tanto nas janelas quanto na porta principal.

Reforma do Setor 192 (2023)

As obras contemplaram a construção de um muro; revisão do telhado e da rede elétrica; substituição do piso e dos revestimentos; substituição das portas, tomadas e luminárias; instalação de aparelhos de ar-condicionado; nova pintura; construção de uma área para lavagem e higienização das ambulâncias; melhorias no piso externo e uma nova identificação visual. O serviço de atendimento pré-hospitalar municipal é gratuito e funciona 24h por dia, com orientações aos solicitantes e com o envio de ambulâncias para atender pacientes em casos de urgências e emergências.

Reforma da Clínica Modular (2023)

Foram realizadas diversas melhorias no imóvel, como a substituição das janelas, revestimentos e de parte do piso, instalação de uma grade metálica em frente à fachada, revisão das redes elétrica e hidráulica, substituição das portas, substituição de parte do alambrado, revisão do telhado e do sistema de calhas, nova pintura interna e externa e nova identificação visual.

Reforma da ESF São José (2023)

A unidade de saúde, na região da Praia Azul, passou por diversas intervenções estruturais e foi totalmente revitalizada, com melhorias nos ambientes interno e externo para o atendimento da população. O prédio recebeu um novo telhado, a construção de uma cobertura em frente à sala dos agentes comunitários de saúde, a instalação de uma nova rede de gases medicinais e de aparelhos de ar-condicionado, nova pintura, substituição de portas, revestimentos, luminárias e armários; substituição do piso externo; e revisão elétrica.

Renovação da frota de veículos para transporte de pacientes (2024)

A Prefeitura renovou a frota de veículos destinados ao transporte social de pacientes com sete novos utilitários. Com a medida, foram “aposentadas” as Kombis que eram utilizados para o serviço. Foram adquiridas duas vans Master, da marca Renault, com 16 lugares, e alugadas cinco vans Scudo, da marca Fiat, de oito lugares. Os veículos são utilizados exclusivamente no setor responsável pelo agendamento e transporte de pacientes em procedimentos externos, como sessões de radioterapia, cirurgias e exames de alta complexidade.

Reforma da Farmácia Central (2024)

A Farmácia Central ganhou primeira intervenção significativa em mais de 12 anos no local. A unidade faz a dispensa de medicamentos básicos e de alto custo da Assistência Farmacêutica à população, com média de 300 atendimentos por dia e cerca de 6 mil a cada mês. As obras contemplaram intervenção no telhado, substituição de calhas e rufos, novo piso, substituição de revestimentos e aparelhos sanitários, nova pintura interna e externa, substituição de portas e janelas, tratamento de junta de dilatação, novas luminárias, intervenção na rede elétrica e nova identificação visual.

E vem aí...

Obras na reta final
  • Nova Maternidade do Hospital Municipal
  • Nova UPA 24h Dona Rosa
  • Novo Núcleo de Especialidades
  • Reforma da UBS Parque da Liberdade
  • Reforma da UBS Parque das Nações
Em breve
  • Nova UBS Zanaga
  • Reforma da UBS São Domingos
  • Nova UBS Jardim da Balsa
  • Nova UBS Jardim Jacyra