O Procon de Americana alerta os consumidores inadimplentes junto a bancos ou financeiras que o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira vai até o dia 30 de novembro. É uma boa oportunidade para colocar as contas em dia e organizar as finanças.
O mutirão é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o País. As negociações devem ser realizadas diretamente com as instituições financeiras, que estão oferecendo descontos e prazos especiais para pagamento. Mas é bom salientar que cada banco ou financeira tem suas próprias condições de negociação.
A negociação pode ser feita, ainda, por meio do portal www.consumidor.gov.br , um serviço público que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.
Podem participar das negociações pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis, e que tenham condições de quitar o valor negociado. Assim, dívidas com cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado são passíveis de negociação dentro do mutirão. Não serão aceitas negociações de contratos com parcelas em dia.
O Mapa de Inadimplência do Serasa aferiu que, em agosto de 2022, havia 67,98 milhões de inadimplentes no País, 28,82% deles com dívidas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento bancário.
Texto: Pedro Roberto da Silva (Mtb: 24.215)