Carregando...

AMERICANA CONTRA A DENGUE
UM MOSQUITO NÃO É MAIS FORTE QUE UMA CIDADE INTEIRA

A campanha "Americana contra a dengue - Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira" tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, por meio de ações como mutirões, distribuição de folhetos e cartazes, divulgações por meios digitais e carro de som, além da continuidade das visitas casa a casa.

Lembre-se!

O mosquito Aedes aegypti se reproduz na água limpa e parada. Para evitar sua proliferação, devemos:

  • acondicionar corretamente o lixo doméstico;
  • manter sempre bem tampados (vedados) tonéis e caixas d água;
  • manter as calhas desobstruídas;
  • acondicionar pneus e materiais inservíveis protegidos das chuvas;
  • manter os pratos que ficam sob vasos de plantas sempre secos.

Todo material que retém água é considerado um potencial criadouro do mosquito. Por isso é tão importante observar nos imóveis, tanto na área externa quanto interna, se há água parada e eliminá-la.

Se cada um fizer a sua parte, a dengue não terá vez!

Trabalho contínuo

Americana conta com um trabalho contínuo de combate à dengue realizado pela equipe do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), com o apoio de empresa contratada para auxiliar nos trabalhos.

Além das visitas de casa em casa, os agentes também desenvolvem atividades educativas e vistorias em estabelecimentos considerados pontos estratégicos, como floriculturas, borracharias, comércio de sucatas e demais ambientes que concentram quantidade expressiva de potenciais criadouros do mosquito.

Em 2023, as visitas de casa em casa somaram 270.613 imóveis, e 869 locais considerados pontos estratégicos foram vistoriados pelos profissionais do setor.

A doença

Os sintomas da dengue são febre, prostração geral, falta de apetite, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, cansaço, fadiga, enjoo, vômito, diarreia, entre outros. Em muitos casos ocorrem manchas vermelhas pelo corpo (chamadas exantemas), e nem todos os sintomas ocorrem ao mesmo tempo.

Há casos, inclusive, cuja manifestação é leve, apenas com um pouco de febre e dor pelo corpo, porém a dengue não causa coriza (nariz escorrendo), situação que é facilmente diferenciada de um resfriado comum.

Compartilhe o material com seus amigos e familiares!