Carregando...

O TRABALHO PELA ÁGUA NÃO PARA

Pedido de autorização para aumentar a captação de água do rio

O DAE solicitou à Agência de Águas do Estado de São Paulo – SP Águas (antiga DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica), autorização para aumentar o limite do volume de captação de água do Rio Piracicaba, de 1.300 litros por segundo para 1.400 litros por segundo. A medida visa melhorar o abastecimento em toda a cidade.

ETA operando em capacidade máxima e com mais tecnologia chegando

A ETA (Estação de Tratamento de Água), no bairro Cordenonsi, opera com força total para fornecer água de qualidade para os quatro cantos de Americana. O DAE também está investindo na informatização e modernização do sistema, para que você tenha cada vez mais qualidade e confiança ao abrir a torneira.

3 novos reservatórios entregues e mais 2 em construção

Desde 2021, Americana avança na melhoria do sistema de abastecimento. A cidade passou a contar com 3 novos reservatórios: no Jardim Ipiranga (CR-5), na Cidade Jardim (CR-6), e na Vila Santa Catarina (CR-3), em fase final de obras.
Além disso, outros dois estão em fase de montagem das instalações hidráulicas: no São Vito (CR-1) e no Parque Gramado (CR-16).
Com 2,1 milhões de litros cada, a autarquia garante, assim, mais 10,5 milhões de litros armazenados nessas regiões.

Instalação e manutenção das válvulas reguladoras de pressão

O DAE tem registrado uma diminuição de vazamentos com a manutenção das válvulas reguladoras de pressão (VRP) no sistema de abastecimento. Atualmente, existem 23 peças do tipo na rede.
Um exemplo da eficiência do serviço está na Rua do Serralheiro, no bairro Werner Plaas. A manutenção da peça foi realizada em junho de 2024, e até outubro a redução das perdas de água com vazamentos foi de 50% em relação ao mesmo período de 2023.
As chamadas VRPs otimizam a distribuição da pressão na rede, evitando rompimentos e reduzindo as manutenções.

Mais equipes no conserto de vazamentos

Americana passou a contar com mais servidores nas ruas. Em 2024, o DAE ampliou 11 para 14 o número de equipes que trabalham na manutenção para reforçar os trabalhos e atender as demandas da cidade. A autarquia também iniciou o treinamento da equipe do programa de detecção de vazamentos de água não aparentes. Os profissionais utilizam equipamentos de escuta para identificar, de maneira preventiva, eventuais pontos que demandem o serviço de reparo.

60 km de trocas de redes nos últimos 3 anos e vem mais por aí

O programa de modernização e troca contínua de rede “Água na Torneira” já contemplou, desde 2021, diversos bairros com a substituição de mais de 60 km de tubulação. Peças antigas, já desgastadas, dão lugar a outras mais modernas e eficientes, em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ou PVC (Policloreto de Vinila).

Mais água no pós-anhanguera

A região do Pós-Anhanguera recebeu um novo conjunto motobomba que ampliou a capacidade de bombeamento de 200 litros para aproximadamente 350 litros por segundo de água para mais de 46 mil moradores de diversos bairros.