Carregando...

Americana participa de encontro sobre Direitos Humanos na Unicamp

Publicada em 06 de Dezembro de 2023 às 15h41
Americana participa de encontro sobre Direitos Humanos na Unicamp

Americana participa de encontro sobre Direitos Humanos na Unicamp

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou de encontro para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos, promovido na manhã desta quarta-feira (6), na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento foi realizado pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), NEPO (Núcleo de Estudos da População "Elza Berquó"), Instituto de Estudos de Linguagem (IEL), entre outros parceiros. A data é celebrada no dia 10 de dezembro e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O tema da "Rede de imigrantes e refugiados: objetivos e perspectivas futuras" foi apresentado no encontro pela coordenadora da Política de Atenção aos Migrantes, Imigrantes e Refugiados e Comitê MigraRe, Marilza de Jesus Morais Silva, da SASDH de Americana.

"Americana integra a Rede de Promoção do Trabalho Decente para Imigrantes das Regiões Metropolitanas de Campinas e Piracicaba. Regional e a parceria com o Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp tem proporcionado ações importantes para este público, inclusive a realização do Curso de Português Como Acolhimento em Língua", disse Marilza.

Para promover o trabalho decente, sob coordenação do município de Americana, foi desenvolvida uma cartilha informativa traduzida em vários idiomas e distribuída nas regiões metropolitanas. "A construção da Rede Regional fortalece o atendimento à população migrante, além do Sistema Único de Assistência Social, para tratar as questões de direitos humanos", afirmou Marilza.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, falou sobre a condução e o avanço do trabalho. "Os trabalhos da Rede Regional avançaram em 2023 com a agenda mensal de reuniões, visando discutir o enfrentamento do trabalho escravo, tráfico de pessoas, capacitação para profissionais das diversas políticas públicas, entre outras ações. Na gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi, está sendo desenvolvido um trabalho muito importante e de referência para outras cidades. Foi lançado o Programa MigraRe, em maio de 2022, e as atividades estão em andamento com a união de esforços e o fortalecimento da Rede Regional", disse Juliani.

O encontro discutiu ainda os direitos linguísticos e português como língua de acolhimento, pela professora Helena Regina Esteves de Camargo (Coletivo Sí, Yo Puedo), e a atuação da Licenciatura em Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua da Unicamp na promoção dos direitos linguísticos dos migrantes de crise e refugiados, pela professora Ana Cecília Cossi Bizon (IEL).

Na ocasião, houve o lançamento do volume "Me virando no dia a dia", da Coleção Vamos Juntos!, pelos professores Leandro Rodrigues Alves Diniz UFMG) e Bruna Ruano Pupatto (Université Lumière Lyon 2).

O evento foi aberto pelos professores doutora Sílvia Santiago, da DeDH/Unicamp, doutora Rosana Baeninger, da NEPO/Unicamp, e pela doutora Ana Cecília Cossi Bizon, da IEL/Unicamp.


Rede Regional

Americana participa da Rede Regional de Promoção do Trabalho Decente para Imigrantes e da construção do Fórum de Imigrantes e Refugiados. Os trabalhos são discutidos entre os municípios, Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, por meio da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete).

Diversas ações estão sendo desenvolvidas para promover a inclusão e a integração dos imigrantes, como a Feira de Serviços para Imigrantes, realizada em novembro do ano passado, e a Cartilha para Migrantes, Imigrantes e Refugiados, que será traduzida pelo Institucional de Estudos e Linguagem.

O trabalho desenvolvido no município está sendo referência para outras cidades. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também colaborou com o município de Piracicaba com uma troca de experiências sobre as estratégias de implantação e desenvolvimento do programa MigraRe.


Texto: Daniela Alves (MTb 23.611)