Carregando...

Procon comemora 35 anos de atuação em Americana

Publicada em 03 de Junho de 2024 às 15h21
Procon comemora 35 anos de atuação em Americana

Procon comemora 35 anos de atuação em Americana

A Prefeitura de Americana realizou, na manhã desta segunda-feira (3), uma solenidade em comemoração aos 35 anos de atuação do Procon na cidade. No dia 6 de junho de 1989, Americana celebrou pela primeira vez o convênio de cooperação técnica, junto ao Governo do Estado de São Paulo, para estabelecer a prestação de serviços de proteção ao consumidor no âmbito municipal.

"Um importante órgão de defesa, que aproxima os cidadãos de seus direitos com fiscalizações e levantamento de informações. Os profissionais que trabalham no órgão realizam cerca de 600 atendimentos por mês, o que comprova a sua eficiência e a confiança da população", afirmou o prefeito Chico Sardelli.

A formalização do convênio ocorreu praticamente um ano antes da criação do Código de Defesa do Consumidor, que foi sancionado em setembro de 1990 e passou a vigorar em março de 1991. Até então, Americana contava com a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon - Lei nº 1.933/84), órgão colegiado com atribuição de caráter deliberativo, normativo e orientador, cujas reuniões ocorriam na Câmara Municipal sobre os temas relacionados ao mercado de consumo.

O vice-prefeito Odir Demarchi parabenizou todos os responsáveis pelo Procon. "A população busca ajuda, tem suas demandas ouvidas e vai embora satisfeita. São 35 anos com essa receita, que continua atualizada e em constante evolução", disse.

"São 35 anos de defesa da população, que tem seus direitos garantidos e protegidos. Parabéns a todos. Nessa gestão, realizamos algumas melhorias, como a reforma do espaço onde as pessoas são atendidas, a aquisição de um veículo e a realização de cursos de capacitação", destacou o secretário de Negócios Jurídicos, Hugo Troly.

"Nossa missão é organizar as relações de consumo, fortalecendo o direito do consumidor e prestando um serviço de qualidade", salientou o diretor do Procon, Estevão Luis Cardoso Pavan, sobre as funções do órgão.

A partir do primeiro convênio, o termo foi regularmente renovado a cada cinco anos e, recentemente, atualizado pela Lei nº 6.854 de 2024. Esta parceria proporciona ao Procon municipal atuar diretamente na proteção e defesa do consumidor de forma completa, ao manter um corpo técnico capacitado para realizar orientação e atendimento ao cidadão em suas demandas. Permite, ainda, exercer atribuições fiscalizatórias com agentes municipais credenciados em operações de fiscalização.

O órgão municipal é ligado à Secretaria de Negócios Jurídicos. O horário de atendimento do Procon é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, nas dependências do Paço Municipal, na Avenida Brasil, nº 85. O telefone para contato é o 151.

"O Procon de Americana é muito ativo e presta um trabalho de excelência. Muitas fiscalizações não seriam possíveis sem a colaboração de vocês", falou o presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi.

Também compareceram à solenidade os vereadores Thiago Martins e Pastor Miguel Pires.


Texto: Pedro Roberto da Silva (MTb 24.215)