Carregando...

Junho Violeta: Prefeitura conclui programação de campanha dedicada à pessoa idosa

Publicada em 30 de Junho de 2026 às 17h42
Junho Violeta: Prefeitura conclui programação de campanha dedicada à pessoa idosa

Junho Violeta: Prefeitura conclui programação de campanha dedicada à pessoa idosa

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), encerrou nesta terça-feira (30) a programação da campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, que neste ano teve como tema "Proteja e Respeite a Experiência". A última atividade foi realizada em parceria com o Projeto EnvelheSer, executado pela Associação de Promoção e Assistência de Americana (APAM), no território da Praia Azul.

Para marcar o encerramento da campanha, os participantes receberam uma consultoria especial na Academia PEAK sobre o uso correto dos aparelhos e a prática de exercícios físicos adequados para a terceira idade. A atividade foi conduzida pelo professor de educação física Jean Felipe Ferreira, responsável pelo Projeto EnvelheSer, com apoio dos profissionais da academia Cauã Flavio, Leonardo Costa, Amannda Woellner, João Zuin e Lucas Bedil.

Ao todo, 45 pessoas participaram da ação, realizando atividades aeróbicas e exercícios de fortalecimento muscular orientados pela equipe técnica. A iniciativa teve como objetivo promover a inclusão social, estimular hábitos saudáveis e combater o isolamento e o abandono da pessoa idosa.

"O exercício físico transforma não apenas o corpo, mas também aspectos emocionais, sociais e comportamentais, contribuindo para a autoestima, a autonomia, a confiança e a qualidade de vida das pessoas. Muitos dos que participaram dessa ação nunca chegaram antes a entrar em uma academia, seja por insegurança, medo, falta de conhecimento ou até mesmo por questões financeiras. Foi muito especial perceber a receptividade, a alegria e o envolvimento de todos durante a atividade. Mais do que uma aula ou um momento de exercício, vivemos uma experiência de acolhimento, conexão e valorização, reforçando que a academia deve ser um espaço para todos", comentou o professor de educação física Jean Felipe Ferreira.

A gerontóloga da SASDH, Mayne Patrício Malagutti, uma das responsáveis pela campanha Junho Violeta, destacou a importância da atividade. "As pessoas idosas foram recebidas com carinho e atenção pelos profissionais da academia, reforçando a importância da participação social desse público, seu protagonismo, combate ao idadismo e à falsa ideia de que as pessoas idosas devem ficar em casa , ou a de que elas não possuem força ou não fazem exercícios físicos ", afirmou.

"Hoje foi a última atividade da campanha Junho Violeta, mas a rede de cuidados voltada às pessoas idosas seguirá atuante. A gestão Chico Sardelli e Odir Demarchi está atenta às necessidades dessas pessoas para bem protegê-las das mais variadas formas de violência e abandono", acrescentou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

O encerramento da atividade contou ainda com uma confraternização em homenagem aos aniversariantes do mês.



Texto: João Coutinho (MTb 35.570)