Carregando...

DAE avança na reforma do sétimo filtro das ETAs

Publicada em 10 de Agosto de 2026 às 16h09


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana segue avançando na reforma do sétimo filtro das Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2. A unidade é a primeira das quatro que serão reformadas na ETA 1, após a conclusão das intervenções nos seis filtros da ETA 2. Nesta segunda-feira (10), os trabalhos seguem concentrados na fase de reparos estruturais da unidade.

Após a retirada dos elementos filtrantes, compostos por pedras e areias de diferentes granulometrias, a equipe segue com os serviços de recuperação da estrutura do filtro. Nesta etapa, estão sendo realizados reparos estruturais, impermeabilização e intervenções hidráulicas. Na sequência, serão executados os serviços de pintura, recomposição das camadas filtrantes e testes operacionais antes do retorno da unidade ao sistema de tratamento.

Com a conclusão dos seis filtros da ETA 2, o DAE segue agora com a segunda etapa do cronograma, que prevê a reforma dos quatro filtros da ETA 1. Ao todo, dez filtros das duas estações serão modernizados, com as intervenções realizadas de forma planejada, uma unidade por vez, preservando a capacidade operacional das estações.

Segundo o superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, a obra segue dentro do planejamento estabelecido pela autarquia. "A reforma do sétimo filtro segue avançando conforme o cronograma e, neste momento, nossas equipes estão concentradas na recuperação da estrutura da unidade. Estamos dando continuidade ao trabalho realizado na ETA 2, avançando gradualmente na modernização dos filtros e fortalecendo as condições operacionais das nossas estruturas de tratamento de água", afirmou.

O diretor da Unidade de Tratamento de Água, Aparecido Roberval de Lima, destacou a importância dos serviços realizados nesta etapa. "Os reparos estruturais são fundamentais para preparar a unidade para as etapas seguintes da reforma. Neste momento, são executadas as intervenções necessárias na estrutura e nos sistemas hidráulicos, garantindo condições adequadas para a continuidade dos trabalhos e, posteriormente, para o retorno do filtro à operação", explicou.

As reformas integram o programa DAE em Ação pela Água, dentro da operação ETA Eficiente, voltada à modernização da infraestrutura de tratamento e ao aumento da eficiência operacional do sistema de abastecimento de Americana.