Carregando...

GAMA participa de treinamento de patrulhamento náutico na Represa Guarapiranga

Publicada em 23 de Setembro de 2026 às 15h41
GAMA participa de treinamento de patrulhamento náutico na Represa Guarapiranga

GAMA participa de treinamento de patrulhamento náutico na Represa Guarapiranga



Integrantes da Guarda Municipal de Americana (GAMA) participaram, nesta terça-feira (22), de um treinamento de Ações de Patrulhamento Náutico, realizado na Represa Guarapiranga, em São Paulo.

A capacitação foi promovida pela Inspetoria de Defesa Ambiental Represas (IDAM Represas), unidade especializada da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, responsável pelo policiamento, fiscalização náutica e proteção da fauna e da flora nas regiões hidrográficas da capital, com atuação nas represas Guarapiranga e Billings.

Durante a atividade, os agentes da GAMA tiveram contato com conteúdos relacionados à legislação aplicada ao patrulhamento náutico, equipamentos utilizados nas operações, tipos de embarcações, educação ambiental, fiscalização e ações preventivas.

Segundo o responsável pelo Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da GAMA, inspetor Jonas Alecio, a capacitação representa uma oportunidade para ampliar o conhecimento técnico dos agentes e fortalecer a atuação da corporação em áreas de proteção ambiental e recursos hídricos.

"Esse treinamento é muito importante para aprimorarmos nossos conhecimentos e conhecermos novas técnicas e procedimentos relacionados ao patrulhamento náutico. Também fortalece a integração entre as instituições e permite uma troca de experiências que contribui diretamente para o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Americana", destacou Jonas Alecio.

A participação no treinamento também reforça as parcerias institucionais entre as corporações e contribui para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas pelo GPA, especialmente nas atividades de fiscalização, prevenção e proteção ambiental.

Nova embarcação

Em agosto, a GAMA apresentou a nova embarcação do Grupo de Proteção Ambiental, batizada de GAMA-GPA 02.

O equipamento foi viabilizado com recursos de R$ 108.429,90, por meio de emenda impositiva da vereadora Roberta Lima. Fabricado em alumínio, o barco tem seis metros de comprimento, motor de 50 HP, casco reforçado e capacidade para seis ocupantes.

A embarcação também conta com cockpit com console, comando à distância, carretinha para transporte e identidade visual da Guarda Municipal.