Carregando...

Portal Prefeitura de Americana


Parque Ecológico inicia troca de alambrado do recinto dos papagaios ameaçados de extinção

Publicada em 05 de Novembro de 2026 às 11h02
Parque Ecológico inicia troca de alambrado do recinto dos papagaios ameaçados de extinção

Parque Ecológico inicia troca de alambrado do recinto dos papagaios ameaçados de extinção



O Parque Ecológico Municipal "Engenheiro Cid Almeida Franco" - Zoo Americana iniciou, nesta quarta-feira (4), a substituição dos alambrados de quatro recintos, que mantêm 14 papagaios ameaçados de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) das espécies ameaçadas.

Os recintos são lar para três papagaios-moleiros, dois papagaios-de-peito-roxo, quatro papagaios-da-cara-roxa e cinco papagaios-chauá. Os indivíduos foram colocados no setor de quarentena para viabilizar as intervenções, que incluíram limpeza geral dos recintos, substituição de poleiros e renovação do substrato.

A substituição dos alambrados dos recintos visa garantir a segurança dos animais, da equipe técnica do Parque e de seus visitantes. Outros recintos terão seus alambrados substituídos, como os de coscoroba, cisne-negro, flamingo, tamanduá, harpia e urubu-rei. Na última semana, as telas foram substituídas no setor extra, na quarentena e nos recintos das araras-azuis, espécie ameaçada de extinção, araras-vermelhas, araras-canindé, araras-piranga e arara-híbrida.

"Seguimos avançando com a manutenção das telas, que vai garantir mais segurança para todos: animais, equipe do Zoo e visitantes", frisou a diretora da Unidade do Parque Ecológico, a bióloga Silvia Maria de Campos Machado Ortolano.

A secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales, ressaltou a importância da substituição das telas. "A Prefeitura está sempre atenta ao bem-estar da população e dos animais do Parque Ecológico. O trabalho tem um importante caráter preventivo", destacou.

Os recursos utilizados na manutenção são provenientes do Fundo Especial de Revitalização e Manutenção do Parque Ecológico Municipal de Americana "Engenheiro Cid Almeida Franco" e do Jardim Botânico "Prefeito Carrol Meneghel", instituído pela Lei nº 5.999, de 2016.


Texto: João Coutinho (MTb 35.570)