Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Transparência e respeito pelo cidadão!
Americana é oficialmente participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), um trabalho que está sendo conduzido a partir da mobilização das instituições de controle, suas redes constituídas em cada estado da federação e gestores públicos dos três poderes e das três esferas em todo o país, sob a coordenação de equipe formada por representantes das instituições responsáveis pela iniciativa (TCU, CGU, ATRICON e CONACI), encarregada de definir as diretrizes e assegurar a uniformidade na realização do trabalho em todo o território nacional.
A Prefeitura de Americana aderiu ao programa, por meio do Gabinete do Prefeito e da Unidade de Controle Interno, e concluiu o questionário, em setembro de 2021, disponibilizado pela plataforma e-Prevenção e, por isso, recebeu a Marca de Participante, evidenciando o compromisso em aprimorar os seus mecanismos de controle visando reduzir as eventuais fragilidades organizacionais que oportunizem a fraude e a corrupção.
Para que serve a marca de participante?
A Marca de Participante foi criada para que cada organização que aderir ao PNPC possa também ser um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade em contribuir para um setor público visto pela sociedade como honesto.
Ao utilizar a Marca, a organização que fizer a sua autoavaliação assume um compromisso consigo mesmo e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, Monitoramento e Transparência.
Esta iniciativa tem como objetivo principal valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõe a se conhecer para melhorar seus padrões de integridade.
É um reconhecimento à decisão de participar de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro que visa reduzir os níveis de corrupção do nosso País a patamares similares aos de países desenvolvidos.