Ir para conteúdo [1]        Mapa do Site [2]       + -      
 Bastidores
Quarentenário

Os zoológicos desempenham importantes funções sócioambientais, destacando-se sua contribuição para estratégias de conservação da biodiversidade, além de serem importantes centros de pesquisa e conscientização ambiental, pois recebem milhões de visitantes todos os anos. Para isso, os animais precisam estar saudáveis e bem alojados, de forma a possibilitar a reprodução e aumentar a longevidade das espécies. Dentro das instalações do zoológico existe um setor chamado de Quarentenário. Um quarentenário adequado para os animais recém chegados a um zoológico representa uma parte importante da medicina veterinária preventiva. A medicina preventiva está direcionada no sentido de minimizar o estresse, mantendo os animais em bom estado nutricional, evitando-se contato com microorganismos causadores de doenças.


O programa de "Quarentena" inclui instalações e procedimentos adequados, mão-de-obra capacitada, sensibilizada e constantemente treinada visando minimizar a contaminação dos animais sadios já existentes no zoológico, através da entrada de novos indivíduos. Desta forma, todo animal que chega ao zoológico permanece no setor de quarentenário por um tempo pré-determinado, onde pode ser observado pelo médico veterinário responsável, aguardando a realização de exames complementares e administração de medicamentos e vermífugos quando necessário. Após este período o animal é encaminhado ao recinto de exposição ao público.

Setor Extra

Dentro de um zoológico existem muitas espécies que são mais comuns e/ou têm maior taxa de natalidade, provocando assim um número excedente de animais, que ficam alojados em um local chamado de setor extra. Estes animais separados aguardam a saída para outros zoológicos ou reforma de recintos. Os animais deste setor também podem estar separados por motivos de brigas entre animais do mesmo recinto.

Cozinha

A cozinha é o setor responsável pela alimentação de todos os animais do Parque Ecológico de Americana. O setor funciona diariamente das 6h às 15h, com duas funcionárias trabalhando sob a orientação de um técnico especializado. A alimentação dos animais é realizada respeitando uma tabela nutricional produzida pela equipe técnica do parque.


Esta tabela possui informações de como deve ser elaborada a bandeja de alimentos de cada espécie animal presente no zoológico, explicando assim os produtos indicados (fruta, legume, verdura, carne, peixe, ração, etc.), a forma e apresentação do alimento (cru, cozido, inteiro, ralado, picado, moído, etc.), a quantidade por animal e em cada recinto, além da frequência que depende de cada espécie que pode ser uma vez ao dia, duas vezes ao dia, três vezes por semana, um dia de jejum na semana, etc. Os produtos hortifrutigranjeiros são entregues ao setor em três dias da semana (geralmente às 2ªs, 4ªs e 6ªs), enquanto os produtos de açougue são entregues semanalmente (desta forma, são fornecidos produtos de 1ª qualidade sempre). Já as rações são entregues mensalmente.

Setor de Reprodução

O local possui 05 recintos suspensos com 03 m² cada e 02 recintos de piso natural com 09 m² cada. Estão isolados da visitação e é de circulação restrita dos técnicos e tratadores do zoológico. Os recintos estão abrigando espécies de araras e papagaios devidamente sexados e microchipados. Os animais recebem uma alimentação balanceada composta de frutas, sementes e ração de psitacídeos. Estão à disposição dos animais vários poleiros, ninhos e proteção contra chuva e sol. As espécies são ameaçadas de extinção e a reprodução pode ser facilitada pela convivência em casais e pelo isolamento.

E-mail de contato do parque