Ir para conteúdo [1]        Mapa do Site [2]       + -      
 Enriquecimento Ambiental

Animais mantidos em cativeiro perdem certos comportamentos naturais, como a caça e a marcação de território, adquirindo hábitos diferentes do natural, como andar em círculos. Para evitar este acontecimento é importante fornecer novas atividades para os animais, o que chamamos de enriquecimento ambiental.


O objetivo do enriquecimento ambiental é fornecer situações onde os animais possam se sentir estimulados a desenvolver seus sentidos, por isso podemos separar os enriquecimentos em cinco tipos: alimentar, sensorial, ambiental, social e cognitivo.


O enriquecimento alimentar é o mais utilizado e consiste no estimulo do comportamento de caça e de procura de alimentos. Neste caso, os alimentos podem ser escondidos pelo recinto ou são oferecidos alimentos diferentes dos habituais.


O enriquecimento sensorial é usado para estimular os sentidos dos animais. Podem ser oferecidos cheiros diferentes que vão estimular a exploração do recinto e a marcação de território.


O enriquecimento ambiental é feito diretamente nos recintos visando que o animal tenha o ambiente mais parecido possível com seu habitat natural. Para isso são adicionados troncos, cipós ou cordas para escalar, piscinas para banhos, árvores, flores e gramados diferentes para estimular a exploração.


O enriquecimento social é feito para estimular o instinto de sociedade e comportamento que o animal teria em vida livre. Assim, algumas espécies são mantidas juntas para haver uma interação, alguns animais formam grupos respeitando uma determinada hierarquia, enquanto outros se mantêm com hábitos solitários.


O enriquecimento cognitivo tem por objetivo fornecer situações para que o animal seja estimulado a resolver o problema sozinho, por exemplo, como achar um objeto escondido como recompensa.

E-mail de contato do parque